O escritório dinamarquês COBE está transformando o maior edifício industrial de Nordhavnen - um silo - em um edifício residencial com programas privados e públicos. Para o grupo, responsável também pelo planejamento urbano de Nordhavnen, esse projeto marca o início do futuro pós-industrial da região. Nordhavnen é uma área portuária localizada a apenas 4km do centro da cidade de Copenhage.
"O que é interessante em relação a antigas propriedades industriais é como preservar seu espírito e, ao mesmo tempo, usá-las para alguma outra coisa", disse Klaus Kastbjerg, proprietário do silo, ao comentar sobre o projeto de reuso adaptativo. Para preservar seu espírito os arquitetos irão manter a atmosfera industrial crua nos interiores da antiga edificação. Cada um dos 40 apartamentos adaptados apresentará vestígios históricos aparentes, como colunas e paredes de concreto.
Saiba mais sobre o projeto a seguir.
A variação espacial dentro do silo é imensa devido às diversas funções de armazenamento e manuseio dos grãos, dando vez a um conjunto único de apartamentos. A unidades variam de 80m² a 800m², com pés-direitos chegando a 8 metros. Cada apartamento apresentará amplas vistas panorâmicas com balcões voltados para o skyline da cidade.
A porção pública do edifício ocupa tanto o térreo como os pavimentos superiores, proporcionando uma experiência multidimensional para os usuários. O silo será usado para atividades públicas como exposições, eventos e conferências. Na cobertura do edifício haverá um restaurante com vistas em 360° para a capital dinamarquesa.
Enquanto o interior do edifício será preservado ao máximo, seu exterior será revestido, trazendo a fachada para os padrões atuais. Apesar dessa grande mudança, a estratégia de manter a forma delgada e alta do edifício procura preservar o caráter distinto do silo, redefinindo-o como um ícone contemporâneo.